Ontem (08/02) foi celebrado o Dia da Internet Segura, e gostaríamos de lhe perguntar: você acha que seus entes queridos mais velhos que utilizam a ferramenta estão suficientemente protegidos online?
Se não tem certeza disso, leia o post completo, em que trazemos dicas sobre como livrá-los de golpes no mundo virtual.
Embora saibamos que devemos ser cautelosos com estranhos que encontramos em público, às vezes pode ser difícil lembrar que existem tantas, se não mais, pessoas com intenções maliciosas na Internet.
Os sinais reveladores de alguém que é desonesto e pretende nos prejudicar podem ser muito diferentes online versus pessoalmente.
Com mais e mais pessoas acessando a Internet todos os dias, muitos criminosos se afastaram de pequenos crimes e golpes pessoais e se voltaram para fraudes e ataques online. Os idosos, infelizmente, tornaram-se o principal alvo de muitos desses golpistas.
As empresas estão contando com a ajuda do seguro cibernético para mitigar esses riscos, mas, em um nível pessoal, existem muitas técnicas que todos podem usar para identificar possíveis criminosos online antes que eles possam causar algum dano real.
Noções básicas de segurança online
Os idosos que aprendem a ser mais cautelosos e cientes dos golpes online descobrirão que há muitos benefícios na internet. Existem algumas práticas básicas de segurança que os idosos podem usar para se proteger online.
1. Nunca assuma que um estranho online é confiável
A menos que você tenha um relacionamento no mundo real com a pessoa que tenta se comunicar com você por e-mail, bate-papo por vídeo e mensagens ou mídia social, é provável que ela esteja querendo tirar vantagem de você.
Às vezes, um e-mail oferece um acordo bom demais para ser verdade. É provável que seja uma oferta ou prêmio fictício criado para induzi-lo a revelar informações privadas, transferir dinheiro para um golpista ou fazer com que você instale software malicioso em seu computador.
2. Nunca forneça suas informações confidenciais online
Embora alguns sites que solicitam informações privadas sejam confiáveis, como um site de declaração de impostos, existem muitos golpes online projetados para induzi-lo a fornecer ao golpista suas informações privadas.
Por exemplo, um criminoso pode enviar um e-mail para você, fingindo ser um representante de atendimento ao cliente. No e-mail, eles podem solicitar informações confidenciais da sua conta de usuário, como seu nome de usuário e senha do banco online.
Um banco real nunca solicitará essas informações em um e-mail, um site vinculado a partir de um e-mail ou por telefone.
Se você tiver alguma dúvida sobre se pode confiar em um e-mail ou site, ligue para o número de telefone de atendimento ao cliente da empresa ou instituição.
É provável que um golpista esteja tentando roubar suas informações privadas para que possam acessar suas contas bancárias e outras contas confidenciais. Eles podem até usar essas informações para roubar sua identidade.
3. Nunca assuma que alguém que sabe coisas sobre você é alguém em quem se pode confiar
É relativamente fácil para os golpistas obter listas de discussão para organizações, grupos religiosos e grupos de serviço comunitário.
Os golpistas podem comprar essas listas ilegalmente, enquanto outras listas são públicas e podem ser facilmente obtidas legalmente.
Além disso, sites de governos municipais, estaduais e federais geralmente têm uma quantidade razoável de informações disponíveis gratuitamente online.
Como alguém pode facilmente obter informações pessoais sobre você e usá-las para induzi-lo a acreditar que é alguém que não é, é importante que você seja sempre cauteloso ao se comunicar com estranhos online, mesmo que eles saibam informações como seu endereço, nome completo, o número de filhos ou netos que você tem, o nome do seu animal de estimação, etc.
Protegendo idosos de abuso financeiro online
Se você é próximo de um idoso que está usando ativamente a internet, existem algumas maneiras simples de ajudá-lo a ficar seguro online:
Conte a eles sobre golpes online comuns
• Não presuma que os idosos sabem sobre as várias maneiras que alguém pode tentar tirar vantagem deles.
• Certifique-se de discutir a segurança online regularmente. Esclarecer que a segurança online não é apenas um tópico para idosos é uma maneira útil de iniciar uma discussão sobre os riscos e benefícios da computação e da internet.
Deixe-os saber que você está lá para ajudar
Alguns idosos podem não ter certeza se uma mensagem, site ou solicitação é legítima. Informe-os que eles podem perguntar sobre como os golpes funcionam online e como usar a internet com segurança.
Considere discutir e compartilhar artigos que incluam exemplos concretos sobre como as pessoas foram enganadas online.
Ajude a proteger seus computadores
Se o computador de seus entes queridos ainda não tiver um firewall ativado ou antivírus instalado, adicione e configure essas ferramentas de defesa de segurança.
Configurar esses aplicativos complicados e proteções de segurança pode ser complicado e confuso para os idosos.
Instale ainda o software para fazer backup de seus arquivos. Ter um backup dos arquivos importantes e fotos queridas ajudará a proporcionar tranquilidade a você e a eles.
A internet é um ótimo lugar para assistir a vídeos engraçados, jogar online com um amigo ou ver fotos do primeiro dia do neto na escola. No entanto, também pode ser um espaço perigoso.
O primeiro passo para estar seguro online é saber que há pessoas que querem roubar suas informações confidenciais ou seu dinheiro.
Assim como no mundo físico, existem pessoas muito bem intencionadas online, bem como criminosos.
Estar ciente e cauteloso com os golpes comuns baseados na Internet, portanto, lhe ajudará (e também aos idosos próximos a você) a usar a Internet com mais segurança e a aproveitar ao máximo seu tempo online.
Fiquem de olho!