Hoje é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal e você ficaria surpreso ao considerar como nossa percepção e compreensão da saúde bucal e do envelhecimento mudaram em um período tão curto de tempo.
Embora as condições dentais possam certamente se tornar mais comuns em idosos, existem muitos conceitos errôneos no que diz respeito à conexão entre o envelhecimento e os dentes.
Um dos maiores mitos sobre o envelhecimento e a saúde bucal é a crença de que perder os dentes é uma parte normal do envelhecimento. Isso não é absolutamente verdade – seus dentes deveriam durar a vida toda.
O estado de sua dentição e boca é fundamental para a sua saúde geral e longevidade. Isto significa que, se você cuida dos dentes, está também cuidando do resto do seu corpo e se preparando para uma saúde duradoura e de melhor qualidade.
A má administração da boca por um longo prazo pode resultar em inflamação crônica da gengiva, comumente conhecida como gengivite (sangramento nas gengivas), que acabará por levar à deterioração das estruturas que são a base da boca e pode levar à perda de dentes na velhice.
Envelhecimento e risco de doenças bucais
Existem algumas interações interessantes e muitas vezes incompreendidas entre as condições da boca e da idade.
Cárie dentária – geralmente, nosso risco de cárie dentária é mais alto quando somos crianças e na adolescência. À medida que as pessoas envelhecem, com a dentição adulta entrando em formação, a cárie dentária recém-formada é menos provável. No entanto, isso não quer dizer que não precisamos nos preocupar com novos furos.
Restaurações dentárias anteriores que não são monitoradas ou substituídas a tempo, por exemplo, podem aumentar os riscos de cárie.
Doença gengival – à medida que envelhecemos, nosso risco de doença gengival aumenta. A cada aniversário, precisamos ser cada vez mais prudentes ao monitorar, manter e cuidar da saúde das gengivas.
Câncer oral – O risco de câncer oral aumenta com a idade. Embora fortemente influenciados por certos fatores de estilo de vida, à medida que envelhecemos precisamos nos tornar particularmente vigilantes em nossos exames de câncer bucal.
Boca seca em pacientes mais velhos
A boca seca pode ser um problema para os idosos, o que pode estar relacionado a medicamentos ou condições médicas.
A saliva contém minerais e células imunológicas que ajudam a proteger os dentes de cáries e infecções, portanto, com um fluxo reduzido de saliva, você estará mais sujeito a problemas de saúde bucal.
Certifique-se de beber bastante água, de preferência o suficiente para nunca sentir sede e converse com seu dentista para ver quais produtos ele recomenda para tratar a boca seca.
Condições médicas
Algumas condições médicas estão relacionadas e podem afetar a saúde bucal de pacientes idosos. Alguns exemplos incluem câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. A má saúde bucal pode piorar algumas condições, por isso é importante informar o seu dentista se você tiver alguma doença, para que ele possa levar alguns fatores em consideração ao tratá-lo.
Existem fortes ligações entre as pessoas que têm doenças gengivais e doenças cardíacas, sendo a probabilidade de ataque cardíaco um fator significativo nas doenças gengivais graves.
Confira seis dicas úteis para manter os dentes saudáveis ao envelhecer:
1. Limite alimentos e bebidas doces;
2. Escove e use fio dental todos os dias;
3. Visite seu dentista regularmente;
4. Se você fuma, pare;
5. Mantenha o trabalho odontológico bem conservado
Se você usa dentaduras, por exemplo, certifique-se de mantê-las limpas e seguir as instruções de cuidados especiais do seu dentista.
Ao primeiro sinal de qualquer dor, mau hálito ou desconforto, marque uma consulta com o seu dentista. Check-ups regulares são importantes para os usuários de próteses – seu dentista dirá com que frequência gostaria de vê-lo;
6. Tenha uma dieta bem balanceada, rica em alimentos imunológicos e estimuladores de bactérias
Certifique-se de incluir alimentos fermentados em sua dieta para ajudar a equilibrar as bactérias orais que vivem em sua boca. Isso pode incluir laticínios fermentados como queijo, manteiga, kefir e iogurte cultivado.
Além de fundamental para a manutenção da autoestima, um sorriso bem cuidado é determinante para uma boa saúde.
Dê toda a atenção, portanto, à sua boca e dentes. Cuide-se!