O dia 14 de março celebra o Dia Nacional dos Animais, e hoje falaremos sobre como a proximidade entre idosos e pets pode fazer muito bem para o corpo e mente dos velhinhos.

Que os bichinhos de estimação são fofíssimos e divertidos todo mundo já sabe! Mas o que você provavelmente não sabia é que eles também proporcionam benefícios à saúde, especialmente dos idosos!

A velhice pode ser mais saudável e feliz ao lado de um animal de estimação, de acordo com uma pesquisa sobre o envelhecimento feita pela Universidade de Michigan.

A pesquisa revelou que 90% dos idosos que têm cães, gatos e pássaros dizem que o animal os ajuda a aproveitar a vida e se sentir amados. Além disso, 80% garantem que os bichos reduzem o estresse.

E ainda, para quem sofre de mal de Alzheimer ou outras doenças relacionadas à memória os pets são muito benéficos.

Confira cinco dos benefícios que os bichanos podem oferecer à saúde de pessoas na terceira idade:

Uma companhia maravilhosa
Os idosos necessitam de segurança, afeto e contato sensorial, o que pode ser obtido quando se segura, faz carinho ou alimenta um animal de estimação.

Especialistas apontam que os bichinhos também podem diminuir a solidão, auxiliar na redução do estresse e estimular a prática de exercícios físicos, através de caminhadas e/ou brincadeiras – beneficiando o corpo e o espírito dos seus donos ou acompanhantes.

Através da companhia e do amor incondicional, os pets podem ser uma ótima fonte de conforto e segurança para as pessoas idosas.

Bichinhos ajudam a aumentar a interação social
De um modo geral, as pessoas respondem visualmente e verbalmente melhor a alguém que caminha pela vizinhança com um bichinho de estimação. Cachorros e gatos, por exemplo, instantaneamente “quebram o gelo” entre duas pessoas, aproximando-as e levando à interação.

Dessa forma, os bichanos motivam a comunicação, fazendo um bem enorme para a saúde emocional e cognitiva dos idosos. Muitas pessoas gostam ainda de contar histórias sobre os seus pets, então, eles também acabam sendo um ponto de partida em um diálogo com amigos, visitas ou familiares.

Os pets relaxam e acalmam naturalmente

Os animais de estimação oferecem conforto e baixam o nível de ansiedade. Brincar com eles pode aumentar os níveis de serotonina e dopamina, que estimulam o relaxamento. De acordo com uma pesquisa, os pets também causam um efeito calmante em idosos com pouca memória que exibem comportamento agressivo ou agitado.

Eles oferecem significado e propósito
Pessoas com mal de Alzheimer ou outros tipos de perda de memória têm as mesmas necessidades que todos os outros seres humanos. Muitos deles se sentem muito satisfeitos e felizes em interagir com os animais, em cuidar deles e alimentá-los. Isso lhes dá um novo senso de identidade e propósito.

Eles tornam o ambiente caseiro
Os animais têm o poder de dar uma atmosfera caseira aos ambientes, quase que instantaneamente. Dessa maneira, mesmo que um idoso não tenha condições de ter um pet, é interessante buscar oportunidades para passar um tempinho com animais.

São muitos os benefícios de o idoso interagir com os animais, não é mesmo? Caso exista a possibilidade, adote ou incentive o idoso a ter esse contato frequente com os bichinhos.

Até mesmo casos de depressão podem ser amenizados com a proximidade com os pets. É verdade, pessoas com depressão, em contato diário com os bichos, podem ter uma melhora significativa em seu quadro. #ficaadica

Na Pousada Outono, os hóspedes têm contato direto e diário com a natureza, e com os muitos pássaros que aqui vivem, entre outros bichinhos, usufruindo de todos os benefícios citados no post. Clique aqui e saiba mais!

Fontes: Terra e Hoje Em Dia

Deixe seu comentário