No dia 07 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista, e hoje falaremos sobre algumas das doenças oculares que podem surgir com a idade e como preveni-las; afinal de contas, os olhos também envelhecem.

É por isso que a maioria dos idosos apresenta algum problema de visão, dos mais simples aos mais graves.

Prevenir, ao invés de remediar

É muito importante investir na prevenção de problemas, cuidando regularmente da saúde dos olhos, para que se consiga corrigir questões antes de se tornarem mais graves.

Para que não aconteçam complicações, especialistas recomendam visitas frequentes ao oftalmologista, principalmente após os 40 anos, idade em que a perda de foco começa a ser sentida.

Fora o passar dos anos, fatores externos podem acelerar a perda de visão, como o fumo, a exposição ao sol sem proteção e fatores hereditários.

Por isso a importância de não fumar e usar óculos de boa procedência, com proteção UVA e UVB, além de investir em tratamento nas lentes.

Doenças oculares comuns após os 60 anos

É preciso estar alerta para os primeiros sinais de perda de visão, evitando problemas que podem aparecer após os 60, como:

Catarata

A degeneração causa a opacidade parcial ou total do cristalino, uma espécie de lente do olho, fator que, gradativamente, aumenta a perda de visão. Se isso atrapalha a rotina do paciente é necessário cirurgia — que pode ser a laser— para colocação de uma lente artificial. Já existem estudos para o uso de células-tronco e novos colírios que podem evitar a necessidade de intervenção médica.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A doença acomete a mácula, região central da retina, e provoca visão turva. Para identificá-la, além dos sintomas, o oftalmologista costuma pedir mapeamento de retina e tomografia especializada. Uma vez iniciado o tratamento —feito com vitaminas, injeções, terapia fotodinâmica e fotocoagulação com laser—, ele não deve ser cessado sem ordem médica, para não comprometer, de vez, a visão.

Glaucoma

Trata-se de uma doença que causa aumento da pressão ocular, provoca lesões no nervo óptico e comprometimento da visão. Ela pode surgir de fatores hereditários e até diabetes. Para diagnosticá-la, é necessário fazer exames de pressão intraocular e de fundo de olho. Se o glaucoma estiver avançado, causa a perda total de visão.

Diabetes

Doença que afeta 6,9% da população brasileira (13 milhões de pessoas) em razão da pouca produção de insulina ou o uso desordenado dela pelo corpo e pode causar a chamada retinopatia diabética, que compromete a retina e, consequentemente, a visão. Se for portador da doença, quando for ao oftalmologista é necessário avisá-lo.

Ter uma alimentação saudável, hábito que ajuda a controlar principalmente o diabetes, e fazer visitas periódicas ao oftalmologista são medidas necessárias para evitar um diagnóstico irreversível.

Vale lembrar que a visão corresponde a 80% do nosso contato com o mundo, e é dela que depende a nossa autonomia, inclusive na terceira idade. Por isso, a importância de mantê-la em dia.

Proteja e cuide dos seus olhos, mantendo os espelhos da alma sempre saudáveis, independente da idade!

Fonte: Uol

Deixe seu comentário