Você já sabe que o exercício físico oferece inúmeros benefícios para os idosos, incluindo melhorar a saúde do coração, melhor flexibilidade e músculos mais fortes, não é mesmo?

Além disso, pode ajudar a diminuir o risco de lesões e melhorar o humor e saúde mental.

E uma atividade física que é especialmente benéfica para os idosos é a natação. Os exercícios aquáticos permitem que os mais velhos fiquem em melhor forma sem aumentar o estresse ou a tensão no corpo.

 Benefícios da natação para a saúde dos idosos

A natação é um exercício ideal para idosos, principalmente por apresentar pouco risco de lesão e baixo impacto.

Os exercícios aquáticos trabalham todos os grupos musculares do corpo, apresentando um treino completo para a terceira idade.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios para a saúde que a natação oferece aos adultos mais velhos:

Melhora a saúde do coração. A natação torna o coração mais forte, melhorando a resistência cardiovascular. Também diminui a pressão arterial, melhorando a circulação e ajudando a reduzir o risco de doenças cardíacas e pulmonares.

Suave para as articulações. A natação é suave para as articulações, boa escolha para quem sofre de dores e desconforto nessas áreas. É um treino de corpo inteiro que mantém a pressão fora de seus quadris, joelhos e coluna.

Reduz o risco de osteoporose. A natação pode melhorar a densidade mineral óssea, o que ajudará a combater a osteoporose. Isso é muito importante especialmente para as mulheres; um terço das mulheres com mais de 50 anos e um quinto dos homens sofrem uma fratura óssea devido à osteoporose.

Aumenta a flexibilidade. Embora o alongamento antes e depois do exercício seja uma maneira segura de recuperar a flexibilidade, o ato de nadar também pode ajudar a aumentar a flexibilidade nos quadris, pernas, braços e pescoço. Também pode ajudar a melhorar a postura e aliviar a dor nas costas.

Melhora a força muscular. Toda vez que você se move na água, você está colocando todos os grupos musculares para trabalhar. A natação é uma ótima forma de treinamento de resistência e pode ajudar a melhorar a força muscular.

Melhora a saúde mental. A natação é uma ótima maneira de reduzir os níveis de estresse, melhorar o humor e aumentar a função cerebral. Além disso, como a natação pode ser uma atividade social, os sentimentos de isolamento social e solidão, que podem levar à depressão em idosos, serão evitados.

Tipos de exercícios aquáticos para idosos

Existem quatro tipos básicos de exercícios aquáticos que podem ser desfrutados por pessoas de todas as idades.

A aeróbica aquática é oferecida em muitas academias e centros de fitness locais e geralmente são adaptadas para idosos. Estes geralmente envolvem caminhadas aquáticas, danças e outros exercícios aeróbicos que se assemelham a aulas em terra.

A natação básica também é uma das formas mais benéficas de atividade física para os idosos.

Há também exercícios de resistência à água, como flexões de braço, balanço de perna e elevação de panturrilha, tudo isso na piscina. Em vez de equipamentos de treinamento de força padrão, como pesos, a água atuará como resistência.

Finalmente, os exercícios de relaxamento na água também podem ajudar a diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial e o estresse. Aqua yoga e Pilates são métodos comuns de relaxamento na água usados ​​em aulas de natação para idosos.

Melhore a qualidade de vida batendo braços e pernas na piscina! Entretanto, como em qualquer nova rotina de exercícios, consulte seu médico antes de começar.

Bom exercício!

Deixe seu comentário