No dia 07 de junho é celebrado o Dia do Vinho, essa deliciosa bebida alcoólica sobre a qual muito se fala e especula, especialmente em relação a ser ou não beneficial ao organismo.

Você provavelmente já ouviu falar que o vinho tinto tem certos benefícios para a saúde dos idosos quando consumido com moderação. Embora isso seja verdade de várias maneiras, também há considerações especiais que os idosos devem ter ao beber álcool.

Para ajudar seu ente querido a decidir se beber vinho é uma boa ideia para a saúde, confira algumas informações de especialistas sobre os prós e contras do consumo de vinho pelos mais velhos.

Prós

O vinho tinto é rico em antioxidantes chamados polifenóis, que promovem a saúde do coração, aumentando os níveis de colesterol bom no sangue, diminuindo a pressão arterial e reduzindo o risco de coágulos sanguíneos.

O resveratrol, um composto encontrado no vinho tinto, está associado a um risco reduzido de inflamação e coágulos sanguíneos.

O vinho também apresenta silício e cromo em sua composição, componentes muito importantes na limpeza das paredes das artérias.

Beber vinho com moderação pode ajudar a preservar a qualidade de vida do seu ente querido. Um estudo de 2015 no American Journal of Epidemiology concentrou-se em consumidores excessivos ​​e moderados, bem como naqueles que não bebem.

A pesquisa revelou que idosos saudáveis ​​que consomem 1 a 2 taças por dia reduzem suas chances de desenvolver deficiências físicas ou morrer nos próximos 5 anos em 23%.

Além de contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos idosos, o vinho ainda promove uma melhor digestão, melhoria no humor e também na qualidade do sono.

Contras

Pesquisas mostram que os idosos retêm menos água em seus corpos, o que dificulta a diluição do álcool quando consumido. Isso leva a um teor de álcool no sangue mais alto do que os adultos mais jovens de constituição semelhante que consomem a mesma quantidade de álcool.

Como resultado, os idosos são mais suscetíveis aos efeitos do álcool, como fala arrastada e falta de coordenação, o que pode aumentar o risco de lesões.

Os idosos são mais propensos a ter condições médicas graves e receber vários medicamentos prescritos.

O consumo de álcool não só pode exacerbar diabetes, pressão alta, insuficiência cardíaca congestiva, problemas hepáticos, depressão, ansiedade e problemas de memória, mas também pode interagir negativamente com muitos tipos de medicamentos prescritos.

Por causa disso, muitos especialistas não recomendam que os idosos comecem a beber vinho tinto simplesmente pelos benefícios à saúde.

A moderação é muitas vezes a chave para colher os benefícios do álcool, assim como com as outras bebidas e alimentos que seu ente querido consome.

Vida Saudável na Pousada Outono

Na Pousada Outono, acreditamos que o equilíbrio é essencial para uma vida longa e saudável. Nosso método de cuidados concentra-se em fatores de estilo de vida, como dieta e atividade física, que podem ter um impacto positivo na saúde de seu ente querido.

Oferecemos planos de cuidados flexíveis em tempo parcial e/ou mais abrangentes, incluindo hóspedes com Alzheimer, Parkinson e pós-AVC, com que os idosos e suas famílias podem contar.

Para obter mais informações sobre nossos serviços de atendimento a idosos, entre em contato através de um de nossos telefones: (22) 2521-8594/ (22) 99736-8599 ou e-mail.

Deixe seu comentário